Na Vila, como é chamado o Centro Histórico de Ilhabela, há uma pequena praia que fica visível apenas em períodos de maré baixa.
De refúgios isolados onde vivem comunidades tradicionais até faixas de areia que são sinônimo de agito e badalação, o arquipélago de Ilhabela tem dezenas de praias, todas com características singulares, que oferecem opções para todos os gostos. As mais conhecidas estão localizadas na orla que se estende de norte a sul de Ilhabela e podem ser acessadas facilmente por meio da avenida principal que corta a cidade. Outras, no entanto, estão escondidas entre o mar e a exuberante Mata Atlântica, em refúgios onde só é possível chegar a pé ou de barco. Essa diversidade de paisagens faz do arquipélago um dos destinos turísticos mais bonitos e interessantes do Brasil, com praias paradisíacas e natureza preservada.
Uma delas é perfeita para você!
Na Vila, como é chamado o Centro Histórico de Ilhabela, há uma pequena praia que fica visível apenas em períodos de maré baixa.
Conhecido pelos antigos moradores como Campo de Aviação, este trecho tem mar de água calma, sombra natural das árvores e boa faixa de areia. Tranquila e reservada, costuma ser frequentada pelos ilhéus.
São 200 metros de mar calmo, mas com fundo lodoso e com alguns sedimentos, por isso pouco procurada para banho. Porém, ótima para prática de esportes canoagem, vela, stand up paddle e futebol de areia.
História e cultura dividem espaço com o sol e o mar. A praia leva o nome da fazenda colonial, importante patrimônio histórico do bairro, que abrigava um dos principais engenhos produtores de cachaça.
É mais uma praia quase deserta e praticamente intocada no sul da ilha que conta com uma pequena comunidade tradicional. O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 3 km a partir do Bonete.
Além do Saco do Sombrio, outro abrigo natural utilizado pelos piratas era a Praia da Serraria, na face leste da ilha. Hoje, pouco procurada pelas embarcações que movimentam a região, o local é residência de 24 famílias que vivem da pesca.
Após duas horas de caminhada pela trilha que sai do canto direito da Praia de Castelhanos, passando pelas praias Mansa e Vermelha, chega-se na quase deserta Praia da Figueira. São 300 metros de orla com areia fina e branca.
Uma das praias mais tranquilas do canal de São Sebastião. Apesar do fácil acesso, é desconhecida até mesmo por moradores da ilha. Seus 266 metros cativam os visitantes por sua beleza e sossego.
Frequentada por moradores e veranistas, a orla com quase 200 metros está localizada entre as praias do Pinto e do Sino. Escondida por propriedades particulares, é acessada por uma servidão ou pelas praias vizinhas.
A Praia Vermelha é uma simpática comunidade de pescadores, com oito pequenas casas, ocupa o centro dessa praia de areias avermelhada.
A Praia Mansa tem 25 metros de extensão, e como o nome já diz, “mansa” é a água que existe lá.
As areias grossas e amareladas são emolduradas por um simpático calçadão, com vários bancos e dois bares à sombra dos coqueiros.
A Praia do Viana tem cerca de 100m de extensão, possui águas limpas e transparentes, areia branca e vários coqueiros em sua orla.
A Praia do Veloso tem cerca de 200 m de areias amareladas e águas tranquilas, o Veloso é a última praia que pode ser alcançada de carro pelo sul da Ilha.
Suas águas claras e tranquilas são um convite irrecusável ao mergulho livre, passeio de caiaque ou à prática do stand up paddle. Um atrativo à parte são as pedras do canto direito da praia, que, ao serem golpeadas, emitem som de sino.
A Praia do Saco do Sombrio não possui praia porém é ideal para prática de mergulho e pesca submarina. Rodeada por histórias de piratas e 3 das pontas da ilha: da piraçununga, pirabura e do boi.
A Praia do Saco da Capela é acessível pela avenida e bem estruturada para receber turistas, com dois quiosques situados em frente a praia.
Fica no caminho do sul da cidade, é de fácil acesso por carro e transporte público e tem uma estrutura boa para receber turistas e suas famílias.
Fica no norte, já virada para mar aberto, e só pode ser acessada por barco.
Com aproximadamente 300 metros de extensão, tem águas bem calmas e transparentes, mostrando-se ideal para quem quiser tomar um banho de mar bem refrescante ou praticar esportes náuticos.
É uma praia urbana e bem movimentada, com excelente infraestrutura de bares, quiosques, restaurantes, estacionamento público e opções de lazer para todas as idades.
A Praia do Pacuíba fica no lado norte de Ilhabela e é caracterizada pelo isolamento que a torna quase deserta em boa parte do ano.
tima para quem procura tranquilidade, mar calmo, água transparente, vegetação e areia clara. Tem alguma estrutura de serviços de comida e bebida.
Há quem diga que é o recanto mais agradável no sul de Ilhabela. Tem ainda a prainha do Julião, que só pode ser alcançada por uma trilha de 300 metros através de mata ou pelas pedras do lado esquerdo.
Uma das “jóias da coroa” de Ilhabela, a Praia do Jabaquara tira o fôlego ainda antes de chegar nela.
Com aproximadamente 300 metros de orla, a Praia do Itaguaçu é bastante procurada em Ilhabela pelo mar calmo, areia fofa e variedade de restaurantes e quiosques, que movimentam a região até a noite.
A orla larga de areia fina e branca tem 200 metros de extensão e é quase deserta. Há apenas uma pequena comunidade de quatro famílias.
Este pequeno no tamanho, e gigante na beleza, espaço tem 200 metros de areias grossas e enormes pedras que formam um verdadeiro labirinto.
A Praia do Eustáquio é parada obrigatória para quem vai de barco ao lado leste de São apenas 150 m de areias brancas cercadas de grandes árvores que garantem sombra e mar calmo.
A Praia do Curral é uma das mais, senão a mais, badaladas de Ilhabela. Em seus aproximados 500 metros de extensão, distribuem-se bares, restaurantes e muita agitação.
A Praia do Bonete, no sul de Ilhabela, é um espetáculo à parte. Com cerca de 600 metros de extensão, tem areias macias e mar de águas claras, por vezes calmas e outras agitadas
A Praia do Barreiros é uma das maiores voltadas para o Canal de São Sebastião, com quase 500 metros de extensão.
Logo após a Vila, ao lado do píer dos Pescadores, a Praia de Santa Tereza tem grande concentração de embarcações devido ao iate clube e à Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela.
Na face de mar aberto de Ilhabela, a Praia de Guanxumas tem menos de 100 metros de extensão, é pouco movimentada e habitada por apenas duas famílias caiçaras.
No lado leste, voltada a mar aberto, a Praia de Castelhanos é a maior praia do arquipélago com aproximadamente 1,7 quilômetro de extensão.
A Praia da Ponta da Canas é pequena praia muito procurada pelos adeptos ao wind e kitesurf
A Ilha das Cabras, a apenas 100 metros de distância da Praia das Pedras Miúdas, é certamente um dos melhores lugares de Ilhabela para mergulhadores.
A Praia da Fome fica é pequenininha, tem pouco mais de cem metros de extensão, e faz jus ao dito de que as melhores fragrâncias estão nos menores frascos.
A Praia da Feiticeira é uma das mais bonitas de Ilhabela, e olha que a concorrência é grande. São cerca de 250 metros de areia fofa
A Praia da Caveira fica virada para o oceano e não para o canal. Por isso, é acessível apenas por barco. Além de linda, é ótima para quem quer sossego
A Praia da Barra Velha é a primeira praia que o turista se depara ao desembarcar na balsa depois de cruzar o Canal de São Sebastião.
Localizada ao lado do farol da Ponta das Canas, no lado norte da ilha, a Praia da Armação é uma excelente opção para todas as idades.
Um dos passeios mais procurados pela inexplicável experiência de ver baleias e golfinhos nas águas de Ilhabela, na época entre junho e agosto, quando as gigantes dos mares migram para reproduzirem em águas mais quentes passando pelo litoral norte de São Paulo, num total de 12 espécies de cetáceos contabilizadas a mais vista é a baleia Jubarte, tornando possível observar a beleza indescritível de suas caudas, saltos e borrifos, utilizando barcos com guias capacitados proporcionando segurança e o sentimento único causado pela contemplação destes animais.
Com belas paisagens em sua costa, Ilhabela é muito procurada para passeios com embarcações que acessam por mar praias paradisíacas e lugares naturais intocados, com opções de escuna, flex boat, yatchs e navios de cruzeiros, ainda no mês de julho recebe as principais referências da modalidade de vela na Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que já está na sua 50º edição.
Ilhabela conta com muitas trilhas que levam à maravilhosas cachoeiras, ou vistas deslumbrantes como o Pico do Baepi, com opção de diferentes níveis para todo tipo de público e guias especializados, inclusive trilha acessível para cadeirantes, sendo um ótimo lugar para a atividade de ecoturismo e turismo de natureza, com sinalização, pontes de acesso para maior segurança e estudo de capacidade de carga. O Parque Estadual de Ilhabela trabalha sempre em prol da sustentabilidade na prática da atividade.
As operadoras de mergulho da cidade oferecem toda estrutura e equipamentos com segurança para a prática de mergulho, desde lazer com snorkel ou cilindro até cursos profissionalizantes. Com vida marinha espetacular, Ilhabela é um destino incrível para conhecer as belezas do fundo do mar e até mesmo planejar pedidos de casamento submersos. O arquipélago tem 16 naufrágios registrados, e a conhecida Ilha das Cabras, com santuário ecológico protegido, ideal para vídeos e fotos embaixo da água.
Para quem gosta de cachoeiras, Ilhabela é um paraíso, mais de 365 corredeiras d’água, e quedas de até 80 metros de altura, tobogãs naturais e duchas onde se pode literalmente lavar a alma e recarregar as energias, algumas com acesso fácil chegando de carro comum como a Cachoeira da Toca, e outras que necessitam de veículo 4×4 como a Cachoeira do Gato, ou mesmo por caminhadas em trilhas que ao final proporcionam um banho refrescante, como Três Tombos, Água Branca, Veloso, Lage, Areado, Saquinho, Friagem, Poço do Jabuti, Poço Fundo e o Parque Municipal das Cachoeiras. Consulte sempre um guia cadastrado.
Ilhabela tem diversas capelas históricas e monumentos religiosos que representam a Via Sacra, além da Igreja Matriz localizada no Centro Histórico, para quem procura um roteiro religioso na cidade podem agendar com guias especializados e conhecer um pouquinho da história dessas construções.
Ilhabela é repleta de histórias de piratas, corsários e índios, um passado que compõe a história do Brasil, que pode ser visitada em lugares como a Fazenda Engenho D’água, a antiga Cadeia e Fórum que hoje abriga o Museu Náutico, a Igreja Matriz, a Fazenda e Engenho da Toca, os sítios arqueológicos, os Sambaquis, além de trilhas com objetos usados na época da escravidão. Temos ainda praias que contam histórias sobre a extração de óleo de baleia usados em construções antigas, praias onde escondiam escravos que eram negociados e também diversos naufrágios. No centro histórico pode-se visitar exposições no Centro Cultural Waldemar Belisário, nome que homenageia um grande artista que cresceu com a famosa Tarsila do Amaral. Com tantas histórias e curiosidades, Ilhabela é uma ótima opção para uma viagem de aprendizados e troca de culturas.
Agência de turismo receptivo, localizada em Ilhabela especializada em Ecoturismo, Turismo de Aventura, Esportes Náuticos e responsabilidade social. Embarque em um de nossos roteiros e explore Ilhabela!
A Aquáticos oferece opções de passeios incríveis pra você explorar Ilhabela com segurança, qualidade e muita diversão!!! Roteiros individuais, em família ou em grupos de amigos. Venha vivenciar as melhores experiências e colecionar momentos únicos!!! Estamos localizado no centro comercial da praia do Perequê, próximo à balsa, pontos de taxi, restaurantes, mercados e etc. Faça sua reserva e aventure-se!!!
A KR locadora & Turismo é uma empresa que atua há 15 anos no mercado de transportes, visando atender seus clientes com segurança, conforto, qualidade e comodidade.
Receptivo – oferecemos as mais variadas opções de passeios para tornar sua estadia em Ilhabela inesquecível. Passeios de Jeep para Castelhanos, Escuna, Terra & Mar, Flexboat, Lanchas, Mergulho, Trilhas, Aluguel de Bikes e muito mais!
O Ilhabela Convention & Visitors Bureau é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos constituída por um grupo de empresários empenhados em promover Ilhabela como destino de lazer, eventos culturais, esportivos e corporativos, além de casamentos.